quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

SEXTA-FEIRA 11 DE JANEIRO

sexta-feira, 11 de janeiro


Boa noite! Estas são as notícias para você terminar o dia bem-informado.


Bolsonaro dá aval à parceria entre Boeing e Embraer. Maduro toma posse para mais 6 anos de governo rejeitado pela oposição e isolado pelos países vizinhos. Trump viaja à fronteira entre EUA e México e faz campanha por construção de muro. Criminosos promovem novos ataques nas ruas do Ceará. As notícias do carnaval e a história de "Jenifer", a música que desponta como hit do verão.

Boeing + Embraer

Sinal verde para o acordo entre Boeing e Embraer. O presidente Jair Bolsonaro comunicou agora há pouco que não exercerá o poder de veto que o governo tem e que poderia inviabilizar a parceria entre as duas fabricantes de aeronaves para criar uma nova empresa na área de aviação comercial. O negócio é avaliado em mais de US$ 5 bilhões. A americana Boeing terá 80% da nova empresa, e os outros 20% ficarão com a brasileira Embraer. Nota divulgada pela Presidência diz que a parceria "preserva a soberania e os interesses nacionais".

Demitido

Um dia após ter a demissão anunciada pelo ministro Ernesto Araújo (Relações Exteriores), o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Atração de Investimentos (Apex), Alex Carreiro, cumpriu expediente hoje. Segundo a assessoria do órgão, Carreiro realizou "despachos internos" e recebeu "autoridades de Estado". No fim do dia, a Presidência da República confirmou a demissão dele e anunciou o substituto.

Mudanças no Itamaraty

Um decreto publicado hoje permite que pessoas que não são da carreira diplomática integrem o gabinete do chanceler Ernesto Araújo. O texto também prevê a criação de novas secretarias e amplia a possibilidade de diplomatas em estágios mais baixos da carreira ocuparem cargos no Itamaraty.

Livros escolares

O Ministério da Educação abriu uma sindicância para investigar em que circunstâncias foi alterado o edital que dita as regras para a compra de livros didáticos usados nas escolas públicas. Ontem, o MEC revogou as alterações, que abriam brecha para a aquisição de obras sem referência bibliográfica e com erros de impressão, e culpou o governo Temer pela mudança. O ex-ministro Rossieli Soares negou ser responsávela pelas alterações.

Foto oficial

Foi divulgada a foto oficial de Bolsonaro como presidente. É este retrato que será pendurado nos gabinetes de ministros e repartições públicas.
Retrato oficial de Jair Bolsonaro como presidente da República — Foto: Alan Santos/PRRetrato oficial de Jair Bolsonaro como presidente da República — Foto: Alan Santos/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário