quinta-feira, 9 de março de 2017
Nintendo Switch vs PS4; confira os prós e contras dos dois consoles
PS4 e Nintendo Switch são os atuais consoles da Sony e da Nintendo que disputam a preferência dos jogadores. Apesar de propostas diferentes, os aparelhos são concorrentes e boas opções para quem busca lançamentos, títulos exclusivos ou a opção de jogar longe da TV, como se fosse um portátil.
Vale a pena comprar um Switch no lançamento? Confira prós e contras
Mas qual é o melhor console? O TechTudo comparou todos os aspectos de cada aparelho para ajudar os consumidores na hora de decidir pela compra de um Nintendo Switch ou de um PS4. Confira.
Nintendo Switch vs PS4 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)
Nintendo Switch vs PS4 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)
Hardware e desempenho
Lançado no final de 2013, o PlayStation 4 logo se destacou pelo seu hardware. Anos depois do lançamento, o console da Sony ainda é uma boa opção de videogame, pois consegue rodar a maioria dos jogos, sejam exclusivos ou de multiplataforma.
Outra opção é o PS4 Pro, lançado em 2016, com versões com até 2TB de armazenamento. Além do hardware revisado e novo visual, o console oferece suporte a jogos em 4K, HDR e melhora o desempenho de alguns títulos com o Boost Mode.
PS4 Pro é versão turbinada do console da Sony (Foto: Divulgação/Sony)
PS4 Pro é versão turbinada do console da Sony (Foto: Divulgação/Sony)
Apesar de ter chegado recentemente, o Nintendo Switch mostra mais uma vez que o foco da Nintendo não está no hardware. Mesmo sendo superior ao Wii U, o Switch não pode ser comparado ao console da Sony quando o assunto é potência.
O console roda jogos a 720p em sua tela embutida, e até 1080p quando ligado a uma TV. Um de seus principais jogos, The Legend of Zelda: Breath of the Wild, só chega à resolução 900p, o que também ocorre em alguns títulos do PS4. O Switch conta com apenas 32GB internos (apenas 25GB disponíveis para uso), mas pode ter sua memória expandida com cartões MicroSD.
Tela do Switch roda jogos em resolução HD (Foto: Divulgação/Nintendo)
Tela do Switch roda jogos em resolução HD (Foto: Divulgação/Nintendo)
DualShock 4 vs Joy-Con
Seguindo o padrão estabelecido desde o lançamento de seu primeiro console, O PlayStation 4 conta com um controle bastante tradicional. Com todos os botões vistos no PS3, o DualShock 4 tem como novidade um painel de toque, pequenas caixas de som, uma saída para fones de ouvido e a barra luminosa posicionada em sua parte superior.
O design é bastante conservador e confortável, em todos os formatos de mãos. O DualShock 4 é alimentado por uma bateria interna, que chega a durar pouco mais de dez horas.
DualShock 4 é recheado de recursos interessantes (Foto: Divulgação/Sony) (Foto: DualShock 4 é recheado de recursos interessantes (Foto: Divulgação/Sony))
DualShock 4 é tradicional e confortável (Foto: Divulgação/Sony)
Com o estilo híbrido do Switch, a Nintendo apostou alto em um sistema de controles removíveis, que podem ser usados tanto ligados diretamente ao console (como em um portátil), quanto separados do aparelho, encaixados a um grip ou usados por até dois jogadores.
Mesmo com a aparência bastante frágil e pequena, os Joy-Con se destacam pela versatilidade no uso. A parte direita do controle conta com um sensor infravermelho, enquanto os dois lados são equipados com o sistema HD Rumble, que torna a vibração dos controles mais fiel às situações dos jogos. A bateria dos Joy-Con chega a durar 20 horas.
JoyCons são uma das inovações do Switch (Foto: Divulgação/Nintendo)
JoyCons são uma das inovações do Switch (Foto: Divulgação/Nintendo)
Jogos e exclusivos
Com muito mais tempo de vida, o PlayStation 4 leva vantagem sobre o concorrente quando o assunto é a variedade de títulos disponíveis. Desde o lançamento, o console recebeu uma série de bons exclusivos, além do grande suporte de desenvolvedores como EA, Ubisoft, Activision, Rockstar e tantos outros.
Entre os destaques do PS4 estão os exclusivos Uncharted 4, Bloodborne, The Last of Us Remastered e o novo Horizon Zero Dawn. As opções de títulos multiplataforma também chamam a atenção, com GTA 5, The Witcher 3, Overwatch e versões dos shooters Battlefield e Call of Duty.
Uncharted 4 é um dos destaques do PS4 (Foto: Divulgação/Sony)
Uncharted 4 é um dos destaques do PS4 (Foto: Divulgação/Sony)
Talvez o ponto fraco do Switch seja a escassa oferta de games. Mesmo para um console lançado recentemente, a lista é pequena e ainda não conta com títulos muito impactantes, com a exceção de The Legend of Zelda: Breath of the Wild.
Porém, esse problema deve ser solucionado nos próximos meses, com o lançamento de diversos games anunciados. Os destaques ficam para Super Mario Odyssey, Splatoon 2, Arms e remasters de Mario Kart 8 Deluxe, Super Street Fighter 2 e Skyrim. O console também receberá versões de Fifa e NBA 2K, dois dos mais populares jogos de esportes.
The Legend of Zelda: Breath of the Wild é o grande nome do Switch (Foto: Divulgação/Nintendo)
The Legend of Zelda: Breath of the Wild é o grande nome do Switch (Foto: Divulgação/Nintendo)
Rede online
O PlayStation 4 conta com a PSN como sua plataforma online. Lançada originalmente no PS3, a rede permite que os jogadores disputem partidas, se comuniquem por mensagens de texto e voz, criem grupos dedicados e acessem uma loja digital onde é possível comprar todos os títulos lançados para o console.
Para jogar online é preciso pagar uma assinatura mensal da PlayStation Plus (R$ 24,99). Também é possível pagar por um ano do serviço (R$ 129,99). A assinatura é ligada a uma conta do aparelho, mas os benefícios são disponibilizados para todos os usuários daquele console.
Plus é a rede online do PS4 (Foto: Divulgação/Sony)
Plus é a rede online do PS4 (Foto: Divulgação/Sony)
O Switch marcará a estreia da nova rede online da Nintendo, que pela primeira vez exigirá uma assinatura mensal. O serviço ainda não foi lançado completamente, mas oferecerá multiplayer online, e um aplicativo de chat por voz para smartphones.
Por enquanto, os jogadores podem acessar uma loja virtual para comprar os games lançados para o console, ou experimentar demos. Ainda não existe uma previsão para o lançamento de uma versão brasileira da loja, nem dos preços de assinaturas. A Nintendo já confirmou que os donos do console poderão experimentar o serviço por um período gratuitamente.
Switch terá serviço online paro (Foto: Reprodução/Nintendo)
Switch terá serviço online paro (Foto: Reprodução/Nintendo)
Vantagens e funções
Um dos pontos positivos da assinatura Plus da PSN são os games liberados gratuitamente a cada mês para os assinantes. Esses títulos ficam disponíveis permanentemente para os jogadores, desde que eles tenham uma assinatura válida da PSN. Little Big Planet 3, Zombi e NBA 2K16 já entraram no programa.
O PlayStation 4 também conta com funções como a captura nativa e compartilhamento de vídeos e imagens de games. Também é possível transmitir gameplays em plataformas como YouTube e Twitch. Além disso, o console oferece aplicativos de serviços como Netflix, YouTube, Cruchyroll e Twitch.
Para aqueles que não abrem mão de jogar em qualquer canto da casa, ou mesmo fora dela, o PlayStation 4 tem uma opção ao estilo Nintendo Switch. Com o PlayStation Vita, é possível jogar os games do PS4 transmitidos sem fio. A função requer a compra do portátil e uma boa conexão, mas agrada os fãs de portáteis.
PS4 conta com ferramentas para gravar, editar e transmitir gameplays (Foto: Reprodução/Murilo Molina)
PS4 conta com ferramentas para gravar, editar e transmitir gameplays (Foto: Reprodução/Murilo Molina)
A assinatura paga do Switch também garantirá games de graça. A Nintendo ainda não divulgou muita informação sobre o serviço, mas sabe-se que serão clássicos do NES e Super Nintendo, com direito a modo online.
O Switch também conta com um botão dedicado de captura de imagens, que, por enquanto, só é capaz de fazer capturas de tela. A Nintendo promete que adicionará a opção de gravar vídeos em uma futura atualização. Navegador de internet, apps para Netflix, YouTube e outros serviços também ficaram de fora do aparelho.
Qual é o melhor jogo já anunciado para o Nintendo Switch? Deixe sua opinião em nosso Fórum!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário