nguém duvida da competência da Naughty Dog, e todos sabem do respaldo que a desenvolvedora tem na indústria. Afinal de contas, nomes como Crash Bandicoot, Jak and Daxter,The Last of Us e, é claro, Uncharted, estão no portóflio do estúdio. Uncharted 4: A Thief’s End tem a ambição de quebrar novos paradigmas, e a equipe prega que fará coisas “que ninguém jamais fez antes” no jogo.
Richard Lyons, que trabalha no conceito de personagens, e Andrew Maximov, artista de ambientes do game, deram algumas informações interessantes durante uma transmissão realizada recentemente no Twitch. Lyons falou sobre a rotina diária de buscar inovação e criatividade para os figurinos dos personagens, o que os motiva e como isso pode ser representado visualmente. O resultado disso costuma ser um trabalho de arte em 2D que serve de inspiração para a posterior modelagem e execução.
Centenas de imagens e meses de trabalho
Na visão de Lyons, qualquer IP está sujeita a ter esse tipo de trabalho (no que concerne à arte): repetição. O artista explicou que a concepção de diversas ideias depende de centenas e centenas de imagens, meses e meses de trabalho, com diversas pessoas trazendo ideias novas o tempo inteiro. Misturar tudo isso é um desafio – é o que os publicitários gostam de chamar de “brainstorming”. Lyons disse que, mesmo num pequeno estúdio, mais de 100 rascunhos diferentes do personagem principal costumam ser feitos.
Fatores como estilização, construção da linguagem (rústica? Formal?) e outros costumam ser apresentados e discutidos por toda a equipe durante as etapas de desenvolvimento.
Detalhes gráficos técnicos e cheios de ambição – até com os pelos de Drake
Já Maximov disse que, sempre quando trabalha com uma nova equipe, começa como artista de ambientes e depois se ramifica para outras questões técnicas junto à equipe de arte. Em Uncharted 4, o artista diz que está trabalhando numa nova técnica de animação de folhagem e falou até sobre os pelos de Drake no game.
De acordo com o artista, ele disse que houve um problema com a animação nos cabelos dos personagens. Isso, é claro, nas etapas iniciais de desenvolvimento. Maximov percebeu que a equipe havia modelado o cabelo de Drake, então o artista decidiu colocar uma animação em rig com vento e testar. Foi aí que ele contou ter enviado um e-mail à equipe com os seguintes dizeres: “Ei, isso é a próxima geração”.
“Essa é uma das coisas de que eu gosto muito na Naughty Dog, de como podemos sempre melhorar um detalhe, como podemos fazer da maneira que ninguém jamais fez. E acho que essa é a parte mais divertida do meu trabalho. É chegar todos os dias e ver novos problemas para desvendar, algo que ninguém fez antes, isso é bem legal”, afirmou.
O desafio do prazo: a pressa é inimiga da perfeição
Maximov falou sobre um aspecto interessante corriqueiramente abordado pelos jogadores: os prazos de desenvolvimento. A pressa é inimiga da perfeição, e esse ditado jamais foi tão verdadeiro quanto nos games.
O artista explicou que, em diversos estúdios nos quais ele trabalhou antes, o orçamento e os prazos obrigavam os desenvolvedores a dizerem que “não podiam fazer tudo”. Na Naughty Dog isso não ocorre. Segundo o designer, o estúdio pode notar que “se algo deve estar ali, é para estar, alguém pode perceber”.
Enquanto isso, o hype para Uncharted 4: A Thief’s End vai sendo devidamente alimentado. A melhor Sessão da Tarde de todos os tempos está por vir. O game será lançado exclusivamente para PlayStation 4 em 2016. Há boatos de uma remasterização da trilogia para o PS4, e a E3 2015 parece ser o palco mais fértil para isso. O evento ocorre dos dias 16 a 18 de junho em Los Angeles, nos EUA, e terá cobertura completa do : Novos Games Era Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário