"League of Legends" superou jogos populares como "Crossfire", da coreana SmileGate, "World of Warcraft" e o rival "Dota 2", entre outros..
"World of Warcraft" completa 10 anos em 2014 e é um dos poucos casos de sucesso contínuo em games online que cobram assinatura para jogar. O jogo da Blizzard Entertainment teve um aumento de 600 mil usuários nos últimos meses, devido ao lançamento próximo da expansão "Warlords of Draenor" e ficou em quarto lugar no ranking do Super Data Research.
Atrás de "WoW" está o russo "World of Tanks", da Wargaming. "Dota 2", da Valve", aparece numa distante nona posição, arrecadando US$ 114 milhões em 2014.
A lista traz também "HearthStone", jogo de cartas gratuito da Blizzard Entertainment, estreando na 10ª posição. O game está disponível para PC e iPad e deverá receber versões para plataformas Android e iPhone em 2015.
Veja o ranking dos 10 jogos online mais rentáveis em 2014*:
De graça é mais legal
O Super Data Research aponta que enquanto "WoW" segue recuperando assinantes e deve fechar 2014 com 8,2 milhões de usuários e arrecadando quase US$ 1 bilhão em assnaturas, a maioria das publishers aposta cada vez mais em jogos gratuitos com microtransações.Tanto que a própria Blizzard deixou o ambicioso projeto "Titan" para trás e abraçou o desenvolvimento de jogos como "HearthStone" e "Heroes of the Storm". Nos últimos anos, "WoW" ganhou uma porção 'free to play' e opções mais amplas de microtransações.
Para a Super Data Research, jogos gratuitos são mais populares entre as distribuidoras pela facilidade de expandir e monetizar novos mercados, que nem sempre tem uma base instalada de consoles razoável ou em países onde as pessoas costumam jogar em lan houses.
Segundo o instituto, a adesão dos jogadores em mercados como Brasil, Russia e Turquia é notável, mas não se compara ao mercado asiático. Os jogos online arrecadaram US$ 4,2 bilhões na Ásia em 2014, valor maior do que a América do Norte (US$ 3,1 bi) e Europa (US$ 2,1 bi).
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